terça-feira, 12 de maio de 2009

Eita Velhinho Safado!


Eu sempre gostei de dizer, ao contrario da maioria, que eu tenho uma estranha mania de ler.

Sim... dizer que foi uma mania foi escolha minha. Alguns anos atrás eu escrevi um texto falando sobre como os brasileiros eram pobres no quesito leitura. Simplesmente não é uma coisa muito estimulada entre o nosso povo.

Povo sem hábito de leitura.


hábito
há.bi.to
sm (lat habitu) 1 Inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela freqüente repetição de um ato: O hábito de fumar. 2 Comportamento particular, costume: Ele tem o hábito de falar alto. 3 Med Aparência exterior; constituição, compleição. 4 Bot Aspecto geral ou modo de ocorrência do crescimento de uma planta. 5 Psicol Forma de reação adquirida, relativamente invariável; um dos resultados terminais da aprendizagem. 6 Sociol Modo padronizado de pensar, sentir ou agir, adquirido e tornado em grande parte inconsciente e automático. 7 Traje ou vestido, especialmente o distintivo dos eclesiásticos e congregações religiosas. 8 Insígnia de cavaleiro oficial de qualquer ordem militar. sm pl Costumes ou caracteres de um indivíduo. H. menores: roupas de baixo. Lançar o hábito às urtigas: abandonar o estado de sacerdote.

Sendo assim eu posso bem dizer que nos, brasileiros, não estamos acostumados a ler! E eu, como não poderia deixar de ser, estou inserida nesse contexto absurdo. Me sobrou a denominação “mania”.

mania1
ma.ni.a1
sf (gr manía) 1 Med Desordem mental caracterizada por grande atividade psicomotora, excitação, exaltação e instabilidade da atenção. 2 Modo excêntrico de pensar. 3 Extravagância. 4 Esquisitice, excentricidade. 5 Mau costume. 6 Desejo imoderado e caracterizado por teimosia. 7 O alvo desse desejo.

Eu e a minha mania de ler tudo que encontro pela frente. Na minha opinião uma ótima mania!

Mas como eu cheguei nesse ponto? Foi um longo caminho, prazeroso, mas longo, devo admitir.

Ironicamente o cara (leia autor) que me “ensinou” a ler é uma das pessoas que eu mais detesto hoje em dia. Mas algum crédito o senhor Paulo Coelho deve receber.

Isso mesmo, vocês leram certo! Com uns 12 anos e um tédio mortal no meio das férias eu resolvi pegar um livrinho da minha mãe pra me distrair. Escolhi “Diário de um Mago”. Adorei! Com 12 anos, hormônios pipocando e adolescência problemática chegando fica difícil não gostar do mestre da auto-ajuda.

Foi um mundo novo que se abriu diante dos meus olhos! Sai lendo absolutamente tudo que encontrava dele aqui! Eu era uma verdadeira “maquina-de-ler-Paulo-Coelho”, acho até que por alguns momentos eu desejei ser filha dele (sim, eu me envergonho disso).

Problema é que quem vai com muita sede ao pote acaba comendo tudo muito rápido. Já tinha lido tudo... ou boa parte... e ai eu percebi que ler virou uma mania, minha paixão não era pelo PC e sim por ler... comecei a ler outras coisas, muitas coisas e essas coisas fazem a gente evoluir.

Conheci o britânico Sir Arthur Conan Doyle e me diverti com as história do Sherlock. Aprendi a gostar de Jorge Amado, que a escola me empurrava mas nunca me descia e por fim tive o enorme prazer de esbarrar com Oscar Wilde. Mas vejam só, lendo o que hoje é o meu livro preferido, eu encontrei vários dos pensamentos que eu já havia lido nos meus queridíssimos livros do Paulo Coelho! “COMO ASSIM?!” Oscar Wilde nasceu em 1854 e “O Retrato de Dorian Gray” foi escrito em 1891 e o maldito Paulo Coelho só começou a escrever em 1987!

Acho que as coisas mais importantes na vida a gente so aprende quando quebra a cara. É o que marca porque deixa cicatriz e você lembra daquilo sempre. Descobrir que de original Paulo Coelho não tinha nada destruiu o nosso “pseudo-relacionamento”.

Como desilusão é que nem bola de neve, quanto mais eu lia mais eu descobria que tinha um gosto parecido com aquele safado! Cada livro que eu devorava achava alguma coisinha do autor que me lembrava demais as obras daquele velho charlatão!

Hoje, depois de alguns muitos anos, eu continuo lendo Paulo Coelho. Virou minha “literatura de banheiro”, sempre fica ali do ladinho do sanitário e me serve de distração enquanto eu dou aquela cagada (merda combina com merda). Além disso eu sempre achei que merece muito mais respeito aquele que fala bem ou mal de algo com embasamento. Como eu vou ter alguma fundamentação se não conheço a obra do cara?

Agora o que não me desce é o valor que dão pra esse homem!

Serio, minha gente! Ele é mensageiro da paz da ONU! Ele ganhou premio de melhor escritor internacional na Espanha! Isso entre vários outros títulos e prêmios! Mas será possível que só eu consigo ver a mediocridade desse individuo?!

Enfim... só me resta acreditar que no meio das loucuras que o Paulo Coelho fez com o Raulzito ele encontrou, de fato, alguma “entidade” que resolveu dar a ele o respeito que ele não merece! Mesmo assim, obrigada Paulo Coelho, por ter aberto as portas pra essa minha estranha mania de ler.

26 comentários:

  1. eu gostei do post... mas não consegui ler até o final rs... preguiça... rs abç

    ResponderExcluir
  2. Tá vendo?!
    A gente começa um post falando como é vergonhoso morar em um lugar onde as pessoas não sabem ler e o meu primeiro comentário é esse!
    Ai ai... eu mereço!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto dos livros do Paulo Coelho...
    Mas prefiro literatura internacional.
    Não sei porquê.
    Beijos
    http://andnobodyelse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. sim eu costumava gostar dele também,porem somente do primeiro livro que li, verônica decide morrer, os outros foi uma decepcão atrás da outra,ele é supervalorizado sim! meu pai odeia ele tanto ou até mais que vc XD

    bjs

    PS. eu li tudinho hehe

    ResponderExcluir
  5. eu nunca li nenhum livro do paulo coelho e, ao contrário de muitos, tenho até vergonha disso, apesar dele achar que tudo bem separar o sujeito do predicado com uma vírgula.

    lembro do primeiro livro que li: "o peru de peruca" hahahaha

    ResponderExcluir
  6. eu tbm nunca li nenhum livro dele, mas adoro ler !
    quando puder... dá uma passadinha lá no meu blog:

    http://lorranespace.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o seu post.
    A leitura é muito importante na minha vida.
    Sempre tento incentivar através de posts no meu Blog e em outros veículos.
    Parabéns pelo Blog ...serei seguidor assíduo.

    www.blogdoargonio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu texto.Você tem um bom gosto para autores...pricipalmente conan doyle rsrsrs
    mas Paulo Coelho... sei lá... não digo que seja uma merda... mas é uma boa distração quando se quer passar o tempo...afinal todos temos direito a um pouco d ócio as vezes.

    ResponderExcluir
  9. eu aprendi a ler! com uma professora que me mostrou histórias legal! Ai Descobri o gosto pela leitura ! e concordo com ele! o povo brasileiro não tem hábito nenhum! Mais ler é legal! ^^

    ResponderExcluir
  10. Eu peguei o gosto pela leituara a dois anos atras e continuo ate hoje !!!!!!

    ResponderExcluir
  11. hehe,..realmente brasileiros não tem o hábito de lêr..eu pessoalmente lih poucos livro..alias..to lendo um bem loco agora Torre negra Stephen King ! ehhehe..mais como um amigo bebado meu disse uma vez :

    " Bom livros viram filmes!!"

    hahahahah

    http://deposito66.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu demoro bastante para ler um livro. Leio com mais calma que o normal. *hehe
    Mas eu leio todo. *-*
    Acho que todo mundo deveria ler um pouco.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente,o povo brasileiro é pobre quando o assunto é LEITURA.
    Não concordo em absoluto com sua opinião quanto a Paulo Coelho. Acho que ele não pode ser considerado o CARA, mas creio que de alguma forma, ele consegue atingir e tocar algumas pessoas. Nada que se escreve é de todo inútil. Terá utilidade para alguém, assim como teve em sua adolencência.
    Gostei de alguns artigos escritos por ele, não todos, mas alguns!

    Beijos flor...sucesso com o blog!

    http://papoantenado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. você citou Oscar Wilde!
    prefiro as obras dele, na verdade...
    rs

    veja tbm
    www.ovolumeunico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Também sofro dessa 'desordem mental' por leitura..
    E te confesso que nunca li Paulo Coelho.
    Tenho um problema com coisas ou pessoas que ficam muito famosos..
    Por ex: Só assisti ao Titanic muito tempo depois que saiu do cinema, até hoje não assisti o Gladiador, e por aí vai..
    Tavez no dia em que Paulo Coelho não for mais famoso eu o leia...ou não...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Ah..to te seguindo e vou linkar vc..se não se importa...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Eu comecei a ler o diário de um mago, mas não terminei. não desceu.. hehe.. Acho que ele seja tão reconhecido internacionalmente porque deve ter contratado ótimos tradutores - penso que SÓ pode ser isso.. rsrs

    Gosto de escritores internacionais, principalmente os de língua inglesa, que foi o que estudei na faculdade, mas não há nada melhor que alguns escritores de língua portuguesa. Os meus preferidos são Guimarães Rosa e Clarice Lispector, e coincidentemente, meus preferidos em língua inglesa são James Joyce (com suas short-stories regionais irlandesas) e Katherine Mansfield.. vai ver que gosto de estilo :-)

    ResponderExcluir
  19. Então..linkar é basicamente colocar um link do seu blog no meu... coisa básica..rsrs

    ResponderExcluir
  20. eu vou deixar pra começar a ler livros depois da reforma ortografica...

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro ler, e li seu post até o final...
    Já ouvi falar q Oscar Wilde eh ocultista e coisas assim, E Paulo Coelho é uma merda mesmo, e ñ eh preciso ler pra saber disso(da mesma forma q ñ eh preciso provar maconha para saber q ela acaba com os neurônios), pq como se sabe, Paulo Coelho vendeu sua alma para fazer sucesso, e se ele fosse realmente brilhante,ñ precisaria disso...O q me parece é q ou Paulo Burro plagiou Wilde, ou o espírito de porko q faz ele ter sucesso eh o mesmo q atuou com Wilde...] enfim.MERDAS.

    vejam meu blog:
    http://nikomoska.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. não gosto de Paulo Coelho, mas olha só ele serviu pra alguma coisa pelo menos :D
    tbm tenho essa "mania" de ler tudo que tenho direito. mas não consigo ler algo que eu não goste. fico prejudicada. os livros que a escola me obriga a ler, sei que são importantes, mas não consigo manter a atenção neles. isso é horrivel.

    ResponderExcluir
  23. ler faz bem pra saude da alma!! belo o post

    ResponderExcluir
  24. Que coisa, eu nunca gostei dele, sem embasamento nenhum. Muito obrigada por reforçar minha sensação de que eu to certa!!!

    E tu me lembrou muito o Armênio. Num sei se tu lembra de uma das aulas de literatura, em que ele contou como se apaixonou pela leitura e que ele comprava qualquer coisa que se parecesse com um livro, nem que fosse na banca de jornal, e lia tudo.
    Tu tá igualzinha!

    ResponderExcluir
  25. Discordo em um ponto do post. Que brasileiros não têm hábito de leitura. Pra começar, tem uma coisa que eu aprendi: nunca generalizar. E outro fator mais concreto: vc sabia que a produção de livros no Brasil ultrapassa a produção de CDs e que isso tende a aumentar? É. Nós brasileiros estamos lendo mais.
    E quanto ao Paulo Coelho?
    Já li "O Alquimista" tem alguns anos. Gostei, confesso. Mas ele não me agrada muito não. Li outros artigos dele e... uhrrmm... não é meu tipo. Agora Oscar Wilde é muito bom mesmo!
    Ah, aqui vai uma recomendação... lembrei agora de um livro que li e me apaixonei:
    O mundo de Sofia
    Ele usa uma história fictícia para tratar de História da Filosofia. Bem legal e de fácil compreensão. Surpreendente"! Recomendo!




    http://listadeideias.blogspot.com

    ResponderExcluir